Arquivos de Lote

Batch ou arquivo de lote (também conhecidos por .bat) é um arquivo de computador utilizado para automatizar tarefas. É regularmente confundido com o modo de processamento de dados no qual os mesmos são processados em grupos, ou lotes, através de uma rotina agendada. O batch neste caso, nada mais é um conjunto de comandos rodados sequencialmente. Podemos compará-lo, a grosso modo, aos scripts do Unix.

Criado para o MS-DOS, o batch foi utilizado para preparar o sistema operacional à execução de outros programas. Por exemplo: o EMM386 que habilitava o uso da memória expandida (além dos 640K). Alguns técnicos de informática utilizam deste recurso para facilitar a instalação do sistema operacional da Microsoft (Windows) utilizando um disco de boot.

Este tipo de arquivo pode ser muito perigoso, pois é capaz de danificar o sistema operacional sem o conhecimento do usuário, enchendo o disco rígido, desconfigurando a inicialização do sistema, dentre outros males. Por isso, é recomendado executar jobs batch conhecidos. No Windows, estes arquivos podem ser facilmente editados clicando com o botão direito do mouse e selecionando Editar. Você pode fazer um utilizando apenas o bloco de notas do windows. No arquivo, cada linha é um comando diferente do MS-DOS. Para funcionar é necessário salvar o arquivo com a extensão.bat (Por exemplo: nome do arquivo.bat).

OBS: Os comandos utilizados no batch file são os mesmo utilizados, unitáriamente no prompt do MS-DOS.

Postado por:

Igor Ferreira

About MS-DOS Blog

Trabalho reailizado pelo grupo 4, da turma 1F2, da ETEC Aristóteles Ferreira, 2012, Santos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: