COMPARAÇÃO ENTRE MS-DOS E LINUX

MS-DOS e Linux têm muito em comum, principalmente porque MS-DOS copiado muitas idéias de UNIX. No entanto, existem algumas diferenças fundamentais, incluindo:

  1. Linux é um sistema multiusuário de pleno direito, sistema operacional multitarefa, enquanto MS-DOS é um único usuário, sistema operacional monotarefa.
  2. MS-DOS não tem built-in conceitos de segurança, tais como arquivo de propriedade e permissões , que são fundamentais para o Linux.
  3. Linux tem um sistema de arquivos do tipo árvore invertida, em que todos os diretórios e arquivos do ramo um único diretório, ou seja, o diretório raiz , e seus subdiretórios. MS-DOS pode ter múltiplas, diretórios raiz independentes, tais como A:, C:, D:, etc
  4. Linux utiliza barras “/” para separar os diretórios, enquanto que o MS-DOS usa barras invertidas “\” para a mesma finalidade.
  5. Linux nomes de arquivos podem conter até 255 caracteres. MS-DOS nomes de arquivos estão limitados a um período de oito caracteres mais um de três caracteres de extensão e têm restrições de caracteres permitidos. Além disso, nomes de arquivos são case-sensitive em Linux, enquanto que eles não estão no MS-DOS.
  6. Linux tem um comando muito conjunto mais rico do que o MS-DOS, com um número muito maior de comandos e comandos individuais com maior poder, flexibilidade e facilidade de uso. Os comandos são case-sensitive em Linux, mas eles não estão em MS-DOS.
  7. Apesar de Linux e MS-DOS ambos têm tubos e de entrada / saída de redirecionamento , os tubos de MS-DOS usar um completamente diferente – implementação – e inferior.
  8. MS-DOS não é suficientemente flexível e eficiente para servir como base para uma alta qualidade, de uso geral GUI (e, portanto, teve de ser abandonado pela Microsoft). Em nítido contraste, o Linux é uma excelente base para uma GUI (e é usado como base para o X Window System , que é extremamente configurável e cujo já excelente desempenho continua a melhorar).

Postado por :

Ingrid Nascimento

About MS-DOS Blog

Trabalho reailizado pelo grupo 4, da turma 1F2, da ETEC Aristóteles Ferreira, 2012, Santos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: